VII Ciclo de Concertos de Coimbra

A VII edição do Ciclo de Concertos de Coimbra apresenta-se com o mote «A cidade, a música e o tempo». Estas três dimensões, que, entrelaçadas, ganham forma e cor (o espaço, a criatividade e a história) irão confluir no já clássico certame conimbricence. Nesta primavera de 2022, o Ciclo de Concertos de Coimbra propõe um roteiro pelos vários espaços da cidade recentemente elevada a Património Mundial da UNESCO – bem como pelos tempos que vão habitando esses espaços. Os locais mais emblemáticos de Coimbra irão acolher uma viagem, com várias paragens, pela cultura musical ocidental que nos une.

O itinerário iniciar-se-á em territórios transcaucasianos e terminará no Novo Mundo; da sensibilidade inspiradora da 4.ª Sinfonia de Tchaikovsky (que incorpora o espírito “per aspera ad astra”), até à reinterpretação dos cânones e ensinamentos clássicos da Rhapsody in Blue, de George Gershwin. Pelo meio, entre outras surpresas, estão marcados encontros com a virtuosismo de Rachmaninoff, com o tradicionalismo de Schubert e com a sonoridade do violoncelista Pavel Gomziakov, que tocará num instrumento de 1703, que pertenceu ao compositor Bernhard Romberg, amigo próximo de Beethoven.

No seguimento do programa tripartido definido na última edição, o Ciclo de Concertos de Coimbra irá contar, para além dos concertos e recitais, com programação específica para público jovem e infantojuvenil e com um conjunto de palestras e conversas informais sobre aspetos relacionados com música e sociedade. O VII Ciclo de Concertos de Coimbra será, assim, uma oportunidade de as famílias poderem desfrutar de uma cidade em flor, que se renova e reencontra culturalmente consigo mesma, ano após ano, por altura da primavera.

Tiago Nunes
Presidente da Direção da CulturXis e Diretor Artístico do CCC

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s